Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
O alongamento é uma prática popular, presente principalmente na vida de atletas. Oferecendo inúmeros benefícios para o corpo, a atividade é uma excelente estratégia para quem busca mais qualidade de vida.
Se você se interessa e tem vontade de investir nessa modalidade, não se preocupe! A equipe do blog do Rio Quente Resorts preparou este artigo com mais detalhes e dicas sobre a prática. Venha com a gente e confira!
O que é alongamento?
Antes de mais nada, é importante entender o que é alongamento. Basicamente, trata-se de uma atividade de fácil execução que visa estimular os músculos para garantir mais flexibilidade ao corpo.
Durante a prática, ocorre o estiramento das fibras musculares, o que faz com que os músculos se afastem resultando em mais agilidade, elasticidade e amplitude de movimentos. Dessa forma, o alongamento prepara a musculatura para exercer outras atividades, evitando tensão e possíveis lesões.
Mas, quem deve fazer alongamentos? Justamente por prepararem o corpo para os exercícios, eles são altamente recomendados para atletas, desde iniciantes até profissionais. Entretanto, todos podem apostar na prática e garantir os seus benefícios.
Quais são os principais tipos de alongamento?
Na hora de executar, é possível optar por diferentes tipos de alongamentos. Cada um deles possui particularidades distintas e oferece diferentes vantagens para o corpo. Entre eles, estão:
Estático
O alongamento estático é um dos mais conhecidos e reúne exercícios feitos em repouso. Nesse tipo de alongamento, o praticante deve esticar um músculo por cerca de 15 a 30 segundos, alongando-o ao máximo sem ultrapassar o limite de conforto.
Dinâmico
Perfeito para quem deseja preparar o corpo para um treino, o alongamento dinâmico consiste em alongar dando impulso. Assim, o praticante deve executar movimentos corporais lentamente e ir aumentando aos poucos a velocidade, até que se tornem rápidos — como corridas, saltos etc.
Passivo
O alongamento passivo utiliza forças externas para que o corpo atinja a flexibilidade máxima. Ele pode ser executado com o auxílio de acessórios ou aparelhos como pesos, faixas, bola suíça e anel de pilates, ou com a ajuda de outra pessoa.
Ativo
Bastante utilizado em alguns estilos de yoga, o alongamento ativo demanda que o praticante fique em uma posição que exija a força da musculatura. Dessa forma, ele faz com que os músculos agonistas trabalhem e os músculos antagonistas relaxem.
Isométrico
O alongamento isométrico é um tipo de alongamento estático em que os músculos utilizados fazem força contra o estiramento. Essa prática é caracterizada por exigir mais do músculo alongado.
Balístico
Similar ao alongamento dinâmico, o balístico tende a forçar mais os limites dos músculos. Para realizar, o praticante utiliza as contrações musculares para forçar a extensão do músculo por meio de movimentos pendulares sem interrupções.
Principais benefícios do alongamento
Depois de conhecer os principais tipos, é comum se perguntar: por que fazer alongamento? Além de ser uma prática de autoconhecimento, que aumenta a consciência corporal, a atividade oferece inúmeras vantagens para o corpo.
Entre os principais benefícios de alongar, está o desenvolvimento da flexibilidade. Durante o alongamento, o praticante garante movimentos mais soltos e pode melhorar a sua aptidão física. Além disso, o alongamento alivia a tensão muscular, responsável por dores nas costas, no pescoço e até mesmo na cabeça.
Ao se alongar também é possível aliviar o estresse, melhorar a postura e prevenir lesões e dores causadas por exercícios físicos. Optando pelo alongamento, você ainda pode ativar a circulação sanguínea e tratar dores chatas na coluna, como lombalgia e cervicalgia.
Exercícios de alongamento para iniciantes
Quem se interessou e deseja garantir todos esses benefícios pode aprender como fazer alongamento de um jeito rápido e fácil. Além de acompanhar vídeos disponibilizados na internet, é possível optar por uma modalidade simples, indicada para iniciantes, como:
Alongamento básico
Se você é iniciante e deseja praticar, pode começar com o alongamento básico. Nessa modalidade, você deve ficar em pé, com a coluna ereta e as mãos no quadril.
Depois disso, comece a mexer o pescoço de um lado para o outro, de cima para baixo. Gire-o também no sentido horário e depois anti-horário. Após isso, junte as mãos e eleve-as, esticando ao máximo, e incline-se de um lado para o outro. O ideal é fazer de 4 a 8 tempos em cada posição.
Alongamento rápido
O alongamento rápido também é uma excelente alternativa para quem começou a se alongar há pouco tempo. De pé, você deve colocar uma perna na frente da outra, com as mãos sob a da frente e inclinando levemente os joelhos.
Quando estiver posicionado, faça um movimento para frente e para trás, dobrando e desdobrando os joelhos. Troque a perna e as mãos à medida que sentir seu corpo mais leve. Esse alongamento é uma boa opção para pré e pós-treinos.
Festival Bem-Estar: venha relaxar no Rio Quente!
Gostou das dicas e não vê a hora de começar com o seu alongamento? Então que tal aproveitar uma superoportunidade e praticar essa atividade em um paraíso de águas termais?
Durante os meses de fevereiro e março, vai rolar o Festival Bem-Estar no Rio Quente Resorts. O evento conta com uma programação recheada de oficinas de yoga, pilates, natação, alongamentos e meditações focadas no seu relaxamento. Assim não tem como resistir, né?
Por isso, confira todas as opções de hospedagem e atrações do complexo, programe os seus dias de folga e venha para o Rio Quente! Fique de olho nos pacotes promocionais e aproveite!