Começa amanhã a Black Friday para com descontos para 2025. Mas só para quem se inscrever aqui!


Pode até soar meio clichê… mas o nome de Alto Paraíso de Goiás já diz tudo!

Grande estrela do ecoturismo nacional, a cidade é dona de uma beleza realmente paradisíaca. Cercada por paisagens dignas de cinema, Alto Paraíso de Goiás é a principal base de apoio para quem deseja conhecer os muitos tesouros naturais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outros encantos distribuídos pelos seus arredores. Entre os campos, paredões rochosos, cavernas, rios e cachoeiras da região, esse charmoso município é famoso por dar acesso a atrações mundialmente aclamadas, como a Cachoeira do Segredo e a Cachoeira dos Cristais.

No centro de Alto Paraíso de Goiás, as ruas são cercadas por lindas construções históricas e dominadas por uma atmosfera quase mágica: queridinha dos fãs de turismo esotérico, a cidade também é uma ótima pedida para quem deseja se conectar com as boas vibes da Chapada dos Veadeiros. E se você quiser planejar a viagem perfeita para mergulhar nas maravilhas goianas, é só continuar a leitura: aqui, vamos te mostrar onde fica Alto Paraíso de Goiás, o que fazer por lá e como aproveitar a sua estadia da melhor forma possível.

Saiba mais sobre a história de Alto Paraíso de Goiás

Rochas cortadas pela ação da água com passar dos anos, no Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros

Muito antes de fazer sucesso como destino turístico, a região onde fica Alto Paraíso de Goiás era o lar de várias nações indígenas.

Habitado originalmente por Cayapós, Guayazes e Xavantes, o território entrou na rota dos bandeirantes que exploravam o centro do Brasil em busca de ouro no século 18. O primeiro município a surgir foi Cavalcante. Naquela época, os animais nativos do Cerrado existiam em quantidades ainda maiores e circulavam livremente pelos campos e planaltos da região: os colonos se deparavam o tempo todo com grandes grupos de emas, lobos-guarás, jaguatiricas, pássaros coloridos e – principalmente – veados. Foi isso que inspirou o nome da Fazenda Veadeiros, uma das primeiras fazendas fundadas nos arredores de Cavalcante.

A propriedade deu a largada nas atividades agropecuárias na região. Ela produzia boa parte do milho, do café, das frutas e das carnes destinadas a abastecer a população de Cavalcante, que crescia rapidamente por causa da mineração. O solo fértil e a riqueza dos recursos naturais fizeram com que outros proprietários de terras fossem atraídos para os arredores de Veadeiros, e o conglomerado de fazendas deu origem a um novo povoado. O vilarejo foi crescendo com base na agropecuária, e ganhou o título de município em 1953.

Uma década mais tarde, Veadeiros foi rebatizada como Alto Paraíso de Goiás. Nos anos 1980, o Projeto Paraíso fez com que a cidade se tornasse foco de grandes investimentos do Governo Estadual. O objetivo era transformar a Chapada dos Veadeiros em um pólo turístico importante… já deu para ver que o plano deu certo, né?

Como chegar a Alto Paraíso de Goiás?

Cachoeira em Alto Paraíso de Goiás

Geralmente, quem visita a Chapada dos Veadeiros pega um voo até Brasília ou Goiânia antes de seguir viagem para Alto Paraíso de Goiás.

O Aeroporto Internacional de Brasília é a opção mais próxima, já que está situado a 235 quilômetros do destino. Partindo de Goiânia, são 425 quilômetros até Alto Paraíso. De qualquer forma, o trecho final da viagem precisa ser feito por via terrestre. Caso você não pretenda contratar serviços de transfer e nem fechar a questão do deslocamento com uma agência de turismo, a melhor opção – tanto para chegar a Alto Paraíso de Goiás quanto para visitar as atrações locais – é alugar um veículo 4x4.

Saindo do Aeroporto de Brasília, o caminho para Alto Paraíso é praticamente uma grande linha reta pela BR-010. No total, o tempo de estrada fica entre 3h30 e 4h30, e a pista é asfaltada. Para quem deseja fazer esse percurso de ônibus, é possível encontrar linhas da Real Expresso que vão direto para Alto Paraíso de Goiás, com partida na Rodoviária Interestadual de Brasília.

O clima de Alto Paraíso de Goiás é ideal para se refrescar

Afinal de contas, quando ir a Alto Paraíso de Goiás?

Bom, a Chapada dos Veadeiros permanece linda durante o ano todo. Assim como outras partes do Cerrado brasileiro, a região tem um clima dividido em duas estações bem definidas – uma de chuvas intensas e outra de seca –. Entre outubro e abril, a presença forte das chuvas faz com que as cachoeiras e rios fiquem cheios, exibindo o auge de sua beleza. Mas isso também traz mais riscos a algumas trilhas e passeios ao ar livre. De maio a setembro, por outro lado, o clima de Alto Paraíso de Goiás é tomado pela seca e por temperaturas mais amenas.

Se você quiser aproveitar a vegetação verdinha e as cachoeiras cheias sem abrir mão da segurança durante sua estadia em Alto Paraíso de Goiás, nossa dica é deixar para viajar em abril, maio, junho ou julho. É o período que marca o final da estação chuvosa e o início da seca, o que proporciona um equilíbrio perfeito entre a beleza das atrações e as boas condições para realizar os passeios.

No mais, o clima em Alto Paraíso de Goiás costuma ter variações de temperatura ao longo do dia. Mesmo nos meses mais ensolarados, você pode se deparar com noites frias. Em outras palavras, não se esqueça de levar um agasalho na bagagem!

Em dúvida sobre o que fazer em Alto Paraíso de Goiás? Explore suas cachoeiras únicas

Cachoira fomando um lago no topo, com uma pessoa tomando banho

É em Alto Paraíso de Goiás que fica a Vila de São Jorge, considerada porta de entrada oficial do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Mas além de estar pertinho das incontáveis preciosidades naturais do parque, a cidade também abriga várias atrações fantásticas que estão entre os mais famosos pontos turísticos de Goiás. Os destaques são as belas cachoeiras de Alto Paraíso de Goiás, que garantem banhos revigorantes e muitas paisagens de tirar o fôlego. A seguir, você descobre um pouco mais sobre as quedas d’água que são verdadeiras paradas obrigatórias para quem quer desbravar a Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira do Segredo

Na verdade, a beleza da Cachoeira do Segredo não é nada secreta.

Com um lugar de destaque entre as atrações mais badaladas de Alto Paraíso de Goiás, essa incrível queda d’água de 130 metros de altura é dona de um visual simplesmente arrebatador. Situada a 50 quilômetros do município, a Cachoeira do Segredo é acessada por meio de uma trilha de dificuldade média que acompanha as margens do rio por 7 quilômetros. Por si só, o caminho é uma experiência à parte: além de apreciar a beleza da mata, você ainda terá a oportunidade de se banhar nas duas piscinas naturais que fazem parte da trilha. A visita à Cachoeira do Segredo é um espetáculo do início ao fim do passeio!

Cachoeira dos Cristais

Se você quer aproveitar as águas de Alto Paraíso de Goiás com o conforto de uma boa infraestrutura, a Cachoeira dos Cristais é uma ótima pedida para a sua viagem.

Separada do centro da cidade por apenas 8 quilômetros, ela é parte de um complexo composto por 9 quedas d’água espetaculares, que são acessadas por uma única trilha super fácil de percorrer. Tem oportunidades de banho para todos os gostos: na trilha da Cachoeira dos Cristais, você vai encontrar poços de águas calmas que são puro sossego, cascatas que proporcionam uma verdadeira hidromassagem natural e muito mais. A principal atração do espaço é a Cachoeira Véu da Noiva, que fica no final do percurso. O local conta ainda conta ainda com um restaurante, sanitários, uma lojinha de souvenires e decks que são ótimos para pegar um sol. Por isso, a Cachoeira dos Cristais é a escolha número um das famílias que pretendem visitar Alto Paraíso de Goiás com crianças.

Cataratas dos Couros

O imenso Rio dos Couros é responsável por formar as quatro lindas quedas d’água conhecidas como Cataratas dos Couros.

A trilha de 3 quilômetros que acompanha o curso do rio está repleta de maravilhas que se revelam a cada passo. Durante o caminho das Cataratas dos Couros, você poderá se banhar em várias piscinas naturais e fazer paradas na Cachoeira das Muralhas e nas outras cascatas distribuídas pelo percurso. Ao final do trajeto – que é de dificuldade mediana –, os visitantes são recompensados com o visual sensacional do vale formado pelo Rio dos Couros. Após apreciar a vista a partir do mirante, aproveite o banho na Cachoeira Almécegas 1000. Pode separar um dia inteiro para esse passeio e guardar um bom espaço de armazenamento no seu celular ou câmera… porque você com certeza vai querer tirar muitas fotos!

Cachoeira Loquinhas

Há várias razões pelas quais a Cachoeira Loquinhas é tão adorada pelos viajantes.

Uma delas é a facilidade de acesso: a atração fica dentro de Alto Paraíso de Goiás, na Fazenda Loquinhas, e conta com uma infraestrutura excelente. Estamos falando de um espaço com 18 poços e cachoeiras que parecem saídas de contos de fadas: rodeadas pelo verde da natureza, as quedas d’água podem ser acessadas por trilhas curtas, fáceis e bem sinalizadas. As opções de banho são bem variadas, garantindo a melhor experiência para quem busca sossego. No Poço Xamã e no Poço da Vovó, por exemplo, as águas cristalinas formam verdadeiros refúgios de tranquilidade.

Cachoeira do Cordovil

A Cachoeira do Cordovil é a principal atração da Fazenda Volta da Serra, que fica a 24 quilômetros de Alto Paraíso de Goiás.

Formada por um grandioso cânion de 44 metros de altura, ela tem um formato de semicírculo que lembra uma grande arquibancada. O show, é claro, fica por conta da cascata e do poço, que varia entre tons de verde e turquesa. Na mesma propriedade onde fica a Cachoeira do Cordovil, você pode visitar o Poço Esmeralda, a Cachoeira do Rodeador, a Cachoeira do Encontro e várias piscinas naturais que rendem banhos maravilhosos. No total, a trilha do passeio tem 8 quilômetros de extensão (já contando ida e volta), e a maior parte do percurso é de dificuldade baixa.

Cachoeiras Almécegas

O complexo de quedas d’água conhecido como Cachoeiras Almécegas é um dos atrativos mais populares da Chapada dos Veadeiros.

Situado na Fazenda São Bento, o conjunto é formado pelas Cachoeiras São Bento, Almécegas I e Almécegas II. A mais impressionante de todas é a Cachoeira Almécegas I, acessada por meio de uma subida intensa que pode ser desafiadora, mas oferece vistas sensacionais. No final, o visual da imponente queda d’água e o banho nas águas geladas ajudam a esquecer do cansaço. Para compensar, o caminho para a Cachoeira Almécegas II é super tranquilo, e o poço é perfeito para um bom mergulho regenerador. Por fim, aproveite também a Cachoeira São Bento, que também tem acesso fácil e águas deliciosas.

Cachoeira do Abismo

Não precisa se assustar com o nome da Cachoeira do Abismo!

Embora pareça intimidadora, essa atração é um dos pontos altos da visita ao famosíssimo Mirante da Janela. Muito procurado pelos aventureiros de plantão, o trajeto de 8 quilômetros (ida e volta) é de dificuldade alta, já que alterna trechos acidentados e subidas íngremes. A parte mais difícil começa depois da entrada para a Cachoeira do Abismo. Considerada um ponto de parada clássico para quem vai ao Mirante da Janela, essa queda d’água é tão encantadora que com certeza merece um pouquinho do seu tempo. Na Cachoeira do Abismo, o banho nas águas do poço rasinho oferece uma vista privilegiada para o vale. Essa é uma atração sazonal, que só pode ser visitada durante uma parte do ano. Se quiser conhecer a Cachoeira do Abismo, programe-se para viajar no início de abril.

Cachoeira Raizama

A Cachoeira Raizama tem uma das trilhas mais agradáveis da Chapada dos Veadeiros.

Localizada no Cânion do Rio São Miguel, a atração é de fácil acesso e fica dentro do Sítio Espaço Infinito. Rodeada pela vegetação verde e por flores que embelezam o caminho, a trilha que leva até a Cachoeira Raizama tem várias piscinas naturais que tornam o percurso ainda mais especial. No final, a imponente queda d’água com cerca de 40 metros de altura se revela entre dois imensos paredões de pedra. Além de ter um visual de encher os olhos, a Cachoeira Raizama também é uma ótima pedida para quem deseja praticar esportes radicais como rapel e canionismo em um cenário de beleza única.

Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos

Não é exagero dizer que as Cachoeiras dos Anjos e Arcanjos têm uma beleza celestial.

Menos conhecidas do que a maioria das atrações que apresentamos aqui, elas não fazem parte da rota clássica de passeios pela Chapada dos Veadeiros. Mas a gente garante que vale muito a pena incluir essas maravilhas no seu roteiro! Formadas pelo Rio Pretinho, as lindas quedas d’água estão distribuídas em uma trilha de 3 quilômetros em que a primeira parada é a Cachoeira dos Anjos. Com um grande poço de águas geladas e uma cascata de 30 metros, ela é cercada por formações rochosas que parecem esculpidas à mão. Na Cachoeira dos Arcanjos, que fica mais acima, a água desliza por pequenas escadarias naturais que levam a um poço espaçoso onde também é possível mergulhar.

Cachoeira do Macaquinho

A trilha da Cachoeira do Macaquinho não é exatamente fácil.

Marcado por cinco quilômetros de caminhada intensa, o percurso é recomendado para quem tem certo costume com trilhas e bom condicionamento físico. Mas ele também está cheio de atrações espetaculares de todos os tipos: cânions, quedas d’água de até 50 metros de altura e várias piscinas naturais fazem do trajeto até a Cachoeira do Macaquinho uma experiência sem igual. No final, a cascata que nomeia o passeio proporciona banhos maravilhosos e ótimas oportunidades de praticar canionismo. O cansaço compensa!

Com tantas opções para explorar e se divertir, você merece contar com um descanso garantido no Rio Quente!

Visão aérea do complexo Rio Quente

Ufa! Já deu para perceber que tem muita coisa linda esperando por você em Alto Paraíso de Goiás, né?

Nesse destino encantador, a vida exuberante das paisagens preservadas e as águas puras das cachoeiras se encontram com a riqueza histórica e a diversidade cultural. Entre uma trilha e outra, separe um tempinho para caminhar sem pressa pelo centro de Alto Paraíso de Goiás, curtir a animação da vida noturna e conhecer os ótimos estabelecimentos locais. Ah, e não deixe de se deliciar com as maravilhas culinárias feitas com as frutas do cerrado. Um picolé de murici faz bem depois de um dia inteiro de aventuras!

Aliás, sabe o que também é uma ótima pedida para deixar a sua experiência ainda mais inesquecível? Uns dias de descanso no Rio Quente. Essa é a melhor forma de recuperar as energias depois de fazer tantas trilhas de Alto Paraíso de Goiás: no Rio Quente, você curte a natureza fenomenal do Cerrado goiano com direito a conforto de resort, piscinas de águas termais naturalmente mornas e opções de entretenimento para toda a família.

Aproveita pra dar uma olhada nas nossas opções de pacotes promocionais.

Vem viver uma viagem fora de série em Alto Paraíso de Goiás e no Rio Quente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos