Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
Viajante ou não, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que significa diária e como ela funciona em cada hospedagem. Por si só, o nome já diz: diária quer dizer despesa de cada dia.
Então, o que tem por trás dessa palavra que cerca todos os roteiros e planos de viagem? Se você quer descobrir e até mesmo se familiarizar mais com o que significa diária, continue lendo este artigo!
O que significa diária? Como funciona?
Reservando um hotel, uma pousada ou outro tipo de hospedagem, é normal se deparar com o termo “diária”. Nesses estabelecimentos, esse conceito se refere a uma unidade de estadia que determina o preço e a permanência dos hóspedes nos locais.
Exemplificando: quando você se acomoda em um local que não é sua casa, é necessário pagar para estar ali, certo? Para decidir quanto isso custa, os estabelecimentos definem um valor fixo para cada dia de estadia. Isso é uma diária de hotel!
Se as dúvidas persistem e a pergunta em questão agora é “como funciona a diária de um hotel?”, a resposta é bem simples: depende da situação. Isso porque cada estabelecimento define o que está disponível aos hóspedes.
De acordo com cada hospedagem, o valor da diária pode incluir até café da manhã, meia-pensão (café da manhã e uma das refeições principais) ou pensão completa (todas as refeições inclusas), além de opções de entretenimento e lazer.
Qual é a duração média de uma diária?
Entendendo o que significa e como funciona uma unidade de estadia, é normal se perguntar quanto tempo ela dura. Para responder essa pergunta, nada é melhor que uma lei sobre diária de um hotel.
Também conhecida como Lei Geral do Turismo, a Lei 11.771 de 2008 estabelece diretrizes sobre a Política Nacional do Turismo. Quanto aos meios de hospedagem, ela diz que o período de uma diária deve durar obrigatoriamente em torno de 24 horas, compreendendo horários fixados para entrada e saída de hóspedes.
Entretanto, isso varia de acordo com as hospedagens. Cada estabelecimento pode oferecer diferentes pacotes e promoções aos hóspedes, que podem flexibilizar a duração das diárias, assim como os horários de check-in e check-out.
O papel do check-in e check-out em uma diária
Se você é uma pessoa que viaja bastante ou já teve algumas experiências com hospedagens, sabe que o check-in e o check-out são ferramentas importantes para fechar uma diária de um hotel. Então, que tal saber um pouco mais sobre eles?!
Check-in
Para quem não sabe, o check-in é um termo utilizado para definir a entrada de um hóspede no estabelecimento. Geralmente, ele acontece a partir do meio-dia e serve como um registro para esses visitantes se acomodarem nas instalações.
Normalmente, o check-in acontece da seguinte forma: os funcionários da hospedagem fornecem os detalhes sobre estadia, enquanto os hóspedes informam número de reserva, dados pessoais, tipo de acomodação, número de pessoas, duração de permanência e forma de pagamento.
Após isso, os visitantes preenchem uma ficha de registro e seguem para as acomodações. Nesse caminho, os funcionários dão detalhes sobre os serviços oferecidos, bem como a data e o horário de término da estadia. Esse processo pode mudar de acordo com cada empresa e, inclusive, pode ser feito online.
Check-out
Já a saída dos hóspedes é definida como check-out. Nesse processo, os visitantes devem desocupar as acomodações das hospedagens, entregar as chaves ou cartões de identidade e pagar o valor referente às diárias na recepção.
Diferente do check-in, essa etapa normalmente acontece até o meio-dia e pode haver acréscimo no valor caso o hóspede passe do horário. Esse acréscimo varia com o tipo de hospedagem ‒ os atrasos podem acarretar até acréscimo de uma diária.
Por ser o último processo da diária, o check-out também serve como uma forma das empresas avaliarem os próprios serviços, o que pode ser feito por uma pesquisa de satisfação. Em alguns casos, ele também pode ser feito online.
Como é feito check-in e check-out no Rio Quente Resort?
No Rio Quente, a entrada e a saída dos hóspedes podem ser feitas tanto presencialmente quanto online. Para quem prefere evitar aglomerações e ter mais praticidade chegando ao hotel, a segunda é a melhor alternativa e está disponível por site ou aplicativo da Aviva, gratuito para celulares Android, na Play Store, e iOS, na Apple Store.
No site, basta localizar sua reserva pelo número da identificação e fazer seu cadastro. Já no aplicativo, é só criar uma conta utilizando o e-mail, a senha e o CPF para fazer o cadastro com o número da reserva.
Independentemente da opção escolhida, o caminho é fácil, rápido e superseguro! Principalmente porque, aqui no Rio Quente Resort, seguimos todos os protocolos de saúde recomendados pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Por isso, agora que você já sabe o que significa diária, que tal curtir nossas instalações durante os dias de folga? Confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva! Você pode escolher entre tipos diferentes de hoteis, como o Pousada, para atender pessoas com estilos e gostos diferentes!