Começa amanhã a Black Friday para com descontos para 2025. Mas só para quem se inscrever aqui!


Você já pensou em comemorar o Dia Mundial do Turismo?

Celebrada anualmente em 27 de setembro, a data não é muito conhecida no Brasil. Mas ela foi criada para homenagear algo que muita gente ama: a chance de conhecer novos destinos. Diz aí: tem coisa melhor do que viajar? Se você é do tipo que nunca perde a oportunidade de explorar lugares e culturas diferentes, vale a pena destacar o Dia Mundial do Turismo no seu calendário pessoal.

Hoje, vamos te explicar o significado por trás dessa data especial e como ela surgiu. Além disso, você também vai conhecer algumas sugestões de destinos nacionais maravilhosos para quem deseja celebrar o Dia Mundial do Turismo da melhor maneira (viajando, é claro). Continua por aqui para descobrir os pontos turísticos de Goiás que com certeza merecem um espacinho no roteiro da sua próxima aventura!

Entenda como surgiu o Dia Mundial do Turismo

Casal caminhando de maõs dadas na Praia do Cerrado, no Hot Park

O Dia Mundial do Turismo é uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para promover o desenvolvimento global do turismo.

Celebrado pela primeira vez em 1970, ele foi criado para homenagear e ressaltar a imensa importância econômica, cultural e social do turismo. A data escolhida é uma referência ao dia de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, um acordo internacional assinado por vários países em 27 de setembro de 1970 para incentivar as atividades turísticas no mundo.

Além disso, o Dia do Turismo carrega mais um significado simbólico: ele ocorre na época que marca o fim da alta temporada turística no Hemisfério Norte e o início da alta temporada no Hemisfério Sul – que inclui o Brasil –. Por isso, algumas empresas do setor (como agências de viagens, hotéis, pousadas, associações de guias etc) aproveitam a data para oferecer promoções comemorativas e descontos especiais.

Conheça opções de destinos goianos:

No Brasil, o papel do turismo também é homenageado em 8 de maio pelo Dia Nacional do Turismo.

Seja em setembro, em maio ou em qualquer outra época do ano, uma coisa é certa: nosso país está cheio de destinos espetaculares que rendem experiências maravilhosas. Em Goiás – um dos grandes astros do turismo nacional –, a variedade de atrativos é enorme e bem eclética, capaz de agradar viajantes dos mais diversos perfis. Do ecoturismo ao turismo cultural, os destinos goianos nunca deixam a desejar quando se fala em passeios icônicos.

Confira, a seguir, algumas das melhores cidades turísticas de Goiás!

Caldas Novas

homem mergulhando em meio aos peixes, em Caldas Novas

Conhecida como paraíso das águas termais, Caldas Novas faz parte da maior estância hidrotermal do mundo.

Isso significa que a cidade está repleta de fontes termais, nascentes de águas cristalinas naturalmente mornas que já brotam da terra com uma temperatura média de 37,5ºC. Esse fenômeno natural quase mágico faz com que os visitantes possam aproveitar piscinas, duchas, ofurôs e outros espaços super relaxantes. O mesmo vale para o município vizinho de Rio Quente, que abriga um fantástico complexo turístico de mesmo nome.

Em Caldas Novas, também vale a pena conhecer as belezas naturais do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que protege a rica biodiversidade do Cerrado, e curtir algumas atividades aquáticas no Lago Corumbá.

Formosa

A simpática cidade de Formosa conquista facilmente quem gosta de adrenalina.

É lá que fica o Buraco das Araras, uma incrível dolina – nome dado às formações rochosas circulares que lembram “buracos” enormes cavados em paredões –. Em seu interior, o Buraco das Araras guarda surpresas de tirar o fôlego, como uma floresta densa, rios subterrâneos cristalinos e até samambaias gigantes. O Buraco das Andorinhas segue a mesma linha e também rende um passeio sensacional.

Em Formosa, você também terá muitas oportunidades de sentir o bom e velho frio na barriga: os mais corajosos costumam adorar o rapel no Buraco das Andorinhas e o voo livre no Vale do Paranã. Caso prefira um rolê menos “emocionante”, aposte na visita ao Sítio Arqueológico da Toca da Onça, que conserva várias inscrições e desenhos rupestres.

Chapada dos Veadeiros

Homem sentado de pernas cruzadas na ponta de uma pedra, em um mirante na Chapada dos Veadeiros

É claro que não poderíamos falar sobre destinos goianos sem mencionar a queridinha dos fãs de turismo de aventura.

A Chapada dos Veadeiros tem uma área gigantesca que se estende por boa parte da porção norte de Goiás. Conhecida por sua natureza exuberante, ela abriga paisagens que parecem saídas de contos de fadas, com um impressionante número de cachoeiras, montanhas, paredões, cânions e campos. É possível desbravar esses encantos por meio de trilhas, mergulhos, escaladas e muitas outras atividades radicais.

Alguns dos atrativos mais famosos da região estão dentro da área de preservação ambiental chamada de Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica entre os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Entre as paradas obrigatórias da Chapada dos Veadeiros estão o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II e a Catarata dos Couros.

Mineiros

O município de Mineiros é conhecido como porta de entrada para o Parque Nacional das Emas.

Essa fascinante unidade de preservação ambiental é responsável por proteger 132 mil hectares de natureza vibrante – é basicamente um santuário gigantesco dedicado à fauna e à flora goianas –. No Parque Nacional das Emas, os animais circulam livremente entre as lindas paisagens conservadas, como em um zoológico a céu aberto. Para conhecer essa biodiversidade maravilhosa, você pode percorrer o espaço de carro (tipo um safári mesmo), de bike ou até mesmo fazer um passeio de bote pelo Rio Formoso.

Para além do famoso parque, Formosa também conta com vários outros atrativos bem legais, incluindo 150 cachoeiras catalogadas. Visite também a região do Pinga-Fogo, que tem uma beleza mística e várias opções de atividades ecoturísticas.

Cavalcante

Cachoeira em Cavalcante

Embora a gente já tenha mencionado Cavalcante agora há pouco, ela com certeza merece um espaço próprio na nossa lista.

Afinal, estamos falando de uma das principais bases de apoio para quem visita a grandiosa Chapada dos Veadeiros. Vários dos pontos turísticos mais adorados da região ficam pertinho de Cavalcante, e os destaques são as lindas cachoeiras. Na Cachoeira de Santa Bárbara, por exemplo, você vai encontrar um poço de coloração azul vibrante que parece até coisa de filme!

No mesmo roteiro da famosa Santa Bárbara, você pode conhecer duas outras quedas d’água que fazem sucesso em Cavalcante: a Cachoeira Capivara e a Cachoeira Candaru. Se você realmente adora mergulhos refrescantes e cenários encantadores, visite também as cachoeiras do Complexo do Prata, a Cachoeira Veredas e a Cachoeira Poço Encantado.

Aruanã

Quem disse que você precisa do mar para aproveitar ótimos dias de diversão aquática?

Apesar de não ter praias oceânicas, Goiás esbanja riqueza quando o assunto é água doce. A melhor prova disso é o sucesso de Aruanã, município situado a 315 quilômetros de Goiânia que conquistou fama nacional como polo do turismo pesqueiro. Assim como várias outras cidades goianas, o destino é atravessado pelo gigantesco Rio Araguaia, que proporciona as melhores experiências para quem curte pesca esportiva e outras atividades aquáticas, como passeios de jet ski.

É claro que os mergulhos refrescantes também estão garantidos, tanto no Rio Araguaia quanto no Rio Vermelho. Durante sua estadia em Aruanã, você também pode curtir um camping e fazer um mergulho cultural nas tradições da comunidade indígena Karajá.

Pirenópolis

Mulher caminhando em uma rua histórica de Pirenópolis

Apesar de não ser tão famosa quanto a Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis também é bastante adorada pelos aventureiros de plantão.

Essa é uma excelente pedida para quem deseja desbravar a natureza fenomenal de Goiás sem se afastar muito das capitais: Pirenópolis fica a apenas 150 quilômetros de Brasília e 120 quilômetros de Goiânia. A querida “Piri” – como é chamada carinhosamente – reúne vários monumentos naturais espetaculares no Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Ele está repleto de campos, formações rochosas inusitadas e outras paisagens encantadoras que caracterizam o Cerrado rupestre.

Lar das Cavalhadas, uma das celebrações populares mais tradicionais de Goiás, Pirenópolis também é um prato cheio para quem curte turismo cultural. Vale a pena enriquecer o roteiro com o Museu do Divino, o Museu das Cavalhadas e o Museu Rodas do Tempo. Não deixe de separar um momento para caminhar sem pressa pelo Centro Histórico de Pirenópolis, que conserva uma beleza única em suas construções seculares.

São Miguel do Araguaia

Assim como Aruanã, São Miguel do Araguaia abriga muitos tesouros naturais formados pelo Rio Araguaia.

No distrito de Luiz Alves (que serviu até de cenário para a novela Araguaia, transmitida pela Rede Globo em 2010), o destaque vai para as oportunidades de pesca esportiva. Para curtir um dia de praia com direito a vários mergulhos revigorantes em águas doces, visite a Praia do Foguete, uma orla fluvial que não perde em nada para as praias oceânicas!

Além disso, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso para um monumento natural icônico: a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Dona do título de Reserva da Biosfera (concedido pela UNESCO), ela tem muitos cenários repletos de vida que com certeza fazem a visita valer a pena.

Caiapônia

Menos conhecida do que vários dos outros destinos que apresentamos até agora, Caiapônia é mais um oásis de natureza rica que encanta os visitantes pela beleza das paisagens.

A maioria dos roteiros pela cidade é composta por trilhas, caminhadas, rapel e mais uma grande variedade de atividades radicais que atravessam os morros, matas e cachoeiras. As trilhas que levam à Cachoeira da Abóbora e à Cachoeira da Samambaia são experiências mágicas do início ao fim, com direito a muitas vistas apaixonantes e a dose certa de adrenalina. O mesmo vale para as cachoeiras do Salto de São Domingos e de Santa Helena, que também proporcionam passeios marcantes.

Não deixe de explorar também o Morro do Gigante Adormecido. Grande cartão-postal de Caiapônia, ele chama atenção por seu formato, que lembra a silhueta de um rosto humano. Para curtir um mergulho mais relax, passe no Balneário do Lajedo.

Colinas do Sul

Colinas do Sul é uma cidade situada entre duas grandes estrelas do turismo nacional: as regiões da Serra da Mesa e da Chapada dos Veadeiros.

Por não compartilhar da fama desses badalados destinos próximos, Colinas do Sul é uma excelente opção para quem busca uma chance de curtir as belezas goianas sem encarar muito movimento turístico. Serras, mirantes, cachoeiras e rios estão entre os principais atrativos da cidade. Vale a pena aproveitar as trilhas e os mergulhos da Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira das Pedras Bonitas, que também tem espaço para camping.

Quando estiver em Colinas do Sul, conheça ainda o famoso Lago da Serra da Mesa – referência internacional entre entusiastas da pesca esportiva – e ponto de encontro entre o Rio São Miguel e o Rio Tocantinzinho.

Além de todas estas opções, você ainda pode viver dias inesquecíveis no Rio Quente!

Visão aérea do complexo Rio Quente

E aí, já se empolgou para celebrar o Dia Mundial do Turismo em grande estilo?

Então aqui vai mais uma dica de ouro: você pode aproveitar a data para viver uma estadia diferenciada no coração do Cerrado goiano, a meia hora de Caldas Novas!

No Rio Quente, você se hospeda em meio a paisagens fenomenais e curte o contato com a natureza em uma infraestrutura de resort completa. Dá pra mergulhar em piscinas de águas termais naturalmente quentes, relaxar no spa, conhecer as delícias da gastronomia local nos vários restaurantes do complexo e aproveitar opções de entretenimento para todas as idades.

Aliás, a hospedagem no Rio Quente também inclui o acesso ao Hot Park, um parque aquático premiado abastecido pelas incríveis águas termais. São mais de 20 atrações, entre brinquedos radicais, toboáguas gigantes, piscinas kids e até uma praia de água doce com ondas de verdade!

Aproveite as nossas opções de pacotes promocionais e vem curtir com a gente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos