Não tem nada mais revigorante do que passar um tempinho em contato com a natureza.

A beleza inspiradora das paisagens preservadas, a calmaria trazida pelo som da água corrente, aquela sensação maravilhosa de encher os pulmões de ar puro… Deu até saudade, né? Essas são apenas algumas das muitas razões que fazem o ecoturismo ser tão adorado no mundo inteiro. Capaz de proporcionar experiências fantásticas para viajantes de todos os perfis, o ecoturismo é um ramo que engloba atividades bem diversas – como vamos te mostrar a seguir – e tem uma importância que vai muito além da diversão e do entretenimento.

Afinal, o ritmo acelerado da vida moderna fez com que os momentos de conexão com a natureza se tornassem super raros para quem vive na cidade. Qual foi a última vez em que você teve a oportunidade de caminhar sem pressa ao ar livre e observar a vegetação nativa de algum lugar, por exemplo? Pois é, a gente sabe que isso faz falta. Se você tem vontade de viver mais experiências desse tipo, chegou ao lugar certo: aqui, vamos te explicar tudo sobre o que é ecoturismo, quais atividades se encaixam nessa definição e aonde ir para curtir programas ecológicos inesquecíveis no Brasil.

Separa aí os seus melhores sapatos de trilha e pode vir conosco!

O que é o Ecoturismo?

Planície na Chapada dos Veadeiros

Como o próprio nome sugere, o ecoturismo é uma modalidade de passeio turístico focada na apreciação de atividades ecológicas – ou seja, realizadas em meio à natureza –.

Também chamado de turismo ecológico, esse ramo inclui práticas, pontos turísticos, roteiros e serviços que giram em torno dos ecossistemas nativos e dos recursos naturais. Estamos falando de programas como trilhas, mergulhos com snorkel, trekking, tirolesa, remo com caiaque e muitas outras atividades que têm a natureza como protagonista. O conceito de ecoturismo também inclui aqueles passeios nos quais a proposta principal é visitar cachoeiras, rios, matas, florestas, cavernas, montanhas, vales, praias, ilhas e outros tesouros naturais.

Apesar de ter ganhado bastante popularidade nos últimos anos, o ecoturismo ainda é bastante confundido com o turismo de aventura. É que várias atividades famosas se encaixam nas duas categorias: quando você faz uma trilha desafiadora pela floresta ou pratica escalada em um paredão rochoso, por exemplo, está curtindo passeios que são ao mesmo tempo partes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, nem todo roteiro de ecoturismo envolve adrenalina! Para quem prefere rolês mais tranquilos, essa modalidade também oferece várias oportunidades maravilhosas: se você gosta de se banhar em piscinas naturais ou de sentar na grama de um campo e passar um tempo observando os pássaros, saiba que o ecoturismo também é para você.

Entenda o Ecoturismo no Brasil

Você provavelmente já ouviu falar que o Brasil tem uma riqueza natural única.

O território gigantesco do nosso país é conhecido no mundo todo pela variedade fantástica de paisagens nativas e pela diversidade impressionante da fauna e da flora. Dono de patrimônios naturais que vão de praias espetaculares até serras imensas e florestas exuberantes, o Brasil é um prato cheio para quem gosta de ecoturismo.

Um dos grandes destaques do ecoturismo no Brasil é a região amazônica, lar da maior floresta tropical do planeta. A modalidade faz sucesso em vários destinos do Amazonas e do Pará, como Manaus e a Ilha de Marajó. Outros queridinhos do turismo ecológico nacional são os vizinhos Mato Grosso – onde fica a deslumbrante Chapada dos Guimarães – e o Mato Grosso do Sul – conhecido por abrigar a cidade de Bonito –. No Nordeste, os grandes astros são o Parque Estadual do Jalapão (em Tocantins), a Chapada Diamantina (na Bahia) e os badalados Lençóis Maranhenses.

Mas não dá para negar que o paraíso do ecoturismo no Brasil é Goiás. Quase completamente coberto pelo Cerrado, um bioma autenticamente brasileiro que dá um show de biodiversidade, o estado está cheio de encantos naturais de tirar o fôlego. Muitos dos pontos turísticos mais famosos de Goiás são compostos por quedas d’água, grutas, montanhas, matas preservadas e outras maravilhas de beleza selvagem.

Entre as centenas de destinos goianos que são ideais para quem curte ecoturismo, podemos mencionar a icônica Chapada dos Veadeiros, o Salto Corumbá e também as cidades de Pirenópolis, Cavalcante e Terra Ronca. E olha que isso é só uma pequena parte do que o estado tem a oferecer!

Dia do turismo ecológico: confira quando esta prática é celebrada e a origem da data

Pelas várias vantagens que o ecoturismo traz para a sociedade e para o meio ambiente, ele ganhou um lugar especial no calendário comemorativo do Brasil.

É o Dia Nacional do Turismo Ecológico, celebrado anualmente no primeiro dia de março. A data comemorativa nasceu para incentivar o crescimento do ecoturismo no Brasil, estimular a divulgação de informações confiáveis sobre o ramo e, é claro, lembrar os viajantes da importância de preservar o meio ambiente. É uma homenagem mais do que merecida, né?

Saiba os inúmeros benefícios do Ecoturismo para a saúde e para a natureza

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros

Você já teve aquela sensação de “acalmada nos nervos” depois de caminhar um pouquinho em algum lugar aberto e arborizado?

Pois bem, não era só impressão sua. É que passar um tempinho em espaços com muitas áreas verdes – mesmo que seja um parque ou um jardim – tem vários efeitos benéficos comprovados para a saúde. Daí você já imagina o poder que as atividades de ecoturismo têm, né? E não é a gente que está dizendo, é a ciência: segundo uma pesquisa publicada em 2023 no The World Journal of Biological Psychiatry, o simples ato de se expor ao ar livre por alguns instantes pode melhorar o funcionamento da mente humana. Os fãs de ecoturismo também aproveitam os benefícios calmantes do contato direto com a natureza, como a redução dos níveis de estresse e o auxílio no combate à depressão.

Além de proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas, o ecoturismo também contribui para a preservação do meio ambiente. Afinal, de acordo com a definição oficial do EMBRATUR, as atividades ecoturísticas são aquelas que utilizam os recursos naturais de maneira sustentável – isso é, sem agredir a natureza –. Isso sem falar no papel fundamental que o ecoturismo tem na educação ambiental: é por meio das visitas aos ecossistemas nativos que muitas pessoas entendem a importância de proteger os recursos naturais do nosso planeta.

Atividades de Ecoturismo: opções para você se divertir e apreciar

Se você adora uma oportunidade de embarcar nas emoções do ecoturismo – ou se gostaria de começar agora a explorar esse tipo de experiência –, pode continuar a leitura.

A seguir, a gente te ajuda a descobrir um pouco mais sobre algumas das atividades de ecoturismo mais populares no mundo. De programas radicais perfeitos para os aventureiros até passeios que são pura contemplação e sossego, nossa lista com certeza tem alguma atividade que vai fazer seus olhos brilharem. Vamos nessa, que é hora de conhecer o ecoturismo na prática!

Snorkeling

O snorkeling é uma das atividades de ecoturismo mais democráticas: ele pode ser realizado por pessoas de várias idades e condições físicas diferentes. Estamos falando daqueles mergulhos ou flutuações feitas com máscaras especiais, que ajudam a enxergar debaixo d’água. Geralmente praticado em rios, lagoas e praias com piscinas naturais, o snorkeling é um jeito fantástico de conhecer a biodiversidade aquática: durante o mergulho, você terá a oportunidade de contemplar animais nativos e outras belezas incríveis que vivem sob a superfície da água.

Cicloturismo

Que tal desbravar paisagens encantadoras sobre duas rodas? Essa é a proposta do cicloturismo, a modalidade ecoturística que envolve passeios de bicicleta em ambientes marcados pela riqueza natural. Casamento perfeito entre exercício físico e imersão na natureza, o cicloturismo pode ser aproveitado em trilhas, parques, áreas rurais, regiões montanhosas e muitos outros espaços cheios de visuais lindíssimos. Dependendo do lugar que você escolher para visitar, é possível escolher entre percursos de cicloturismo mais leves ou trajetos desafiadores com trechos íngremes e terrenos variados.  

Observação de fauna e flora

Não é exagero dizer que todas as atividades de ecoturismo envolvem a observação de fauna e flora, direta ou indiretamente. A melhor parte de passear em meio à natureza é justamente a chance de apreciar a riqueza fantástica de formas de vida encontradas pelo caminho – como plantas, animais e fungos –. Mas também existem alguns programas em que a observação da fauna e da flora é a atividade principal: é o caso de passeios voltados para práticas como birdwatching (observação de aves), por exemplo. O próprio snorkeling, que já mencionamos aqui, também se baseia muito nesse tipo de apreciação.

Asa-delta

A asa-delta é uma opção de atividade ideal para quem gosta de frio na barriga. Afinal, não é todo mundo que topa fazer um voo sem motor usando uma estrutura que é movida pelo vento. Mas para os corajosos que resolvem apostar nessa aventura, a sensação é indescritível: durante o voo de asa-delta, é possível contemplar de cima as paisagens da natureza local. Geralmente, essa modalidade é praticada em morros, planaltos, chapadões, praias e outros ambientes que contem com pontos de altitude elevada e bons ventos.

Trekking

Apesar do nome estrangeiro, o trekking é um velho conhecido de muitos brasileiros – até de quem não sabe exatamente o que é ecoturismo –. É que esse termo é usado para se referir às famosas trilhas ecológicas, caminhadas feitas em ambientes de natureza preservada. Para quem gosta de explorar as belezas naturais a pé, a variedade de opções é enorme: é possível curtir um bom trekking individualmente ou em grupo, escolher entre vários níveis de dificuldade e explorar diversos espaços, como montanhas, parques e florestas. Dá para dizer que o trekking é uma das melhores formas de se conectar de verdade com a natureza!

Tirolesa

Aqui está outra queridinha dos fãs de adrenalina: a tirolesa. Você já viu alguma imagem de alguém deslizando por um longo cabo de aço suspenso que forma uma espécie de trilho? Essa é a magia de uma das atividades mais populares do ecoturismo nacional. O passeio de tirolesa permite que os aventureiros viajem pelo ar entre duas plataformas fixas que podem ser instaladas em matas, morros, cânions, praias e várias outras paisagens maravilhosas. Se você quer apreciar os cenários naturais de um ângulo privilegiado mas não gosta da ideia de voar de asa-delta, a tirolesa pode ser uma boa pedida para o seu próximo roteiro.

Stand Up Paddle

O stand up paddle é uma ótima alternativa para quem deseja adicionar um toque extra de emoção aos mergulhos. Também conhecido como SUP, ele é um esporte aquático em que você precisa se equilibrar em cima de uma prancha flutuante e se movimentar usando um remo único. Parece divertido? Pois pode apostar que é! Realizado em rios, mares e lagos, o stand up paddle pode ser praticado em águas tranquilas ou agitadas – tudo depende do nível de desafio que você deseja enfrentar –. Inspirado em antigos costumes havaianos, o stand up paddle é tipo uma versão mais versátil e acessível do surfe.

Ecoturismo em Goiás: conheça as opções que o Rio Quente oferece para esta prática

Complexo de hoteis do Rio Quente Resorts no meio do cerrado goiano

Até aqui, você com certeza já se animou para curtir as possibilidades do ecoturismo.

Então que tal fazer uma viagem inesquecível e ainda aproveitar várias atividades ecoturísticas diferentes? Isso é um pouquinho do que espera por você no Rio Quente, um complexo turístico situado bem no coração de Goiás. Cercados pela natureza fenomenal do Cerrado goiano, os resorts do Rio Quente oferecem a chance incrível de se hospedar em meio à beleza vibrante da floresta com o máximo de conforto.

De quebra, você ainda pode se banhar nas piscinas naturalmente quentes formadas por fontes termais e aproveitar diversas modalidades de ecoturismo. A estadia no Rio Quente é a sua chance de desbravar as águas de Goiás em atividades como mergulho, flutuação, canoagem e rafting. A estrutura espetacular do Hot Park – o mega parque do complexo – também inclui tirolesa, aerobike e até passeios de quadriciclo.

Ou seja, tem tudo o que você precisa pra curtir demais. Inclusive, é por isso que, por aqui, chamamos o Hot Park de “Surpreendente por natureza”! Demais, né?

Agora que você já sabe tudo sobre Ecoturismo, precisa marcar sua visita ao Rio Quente para aproveitar!

E aí, gostou de descobrir mais sobre o ecoturismo?

Com tudo que acabamos de te mostrar, você com certeza já tem o que precisa para planejar passeios incríveis e desbravar as riquezas naturais do Brasil. E se quiser viver uma experiência que mistura diversão, natureza, relaxamento e curtição em família, nem precisa se preocupar em escolher um destino: no Rio Quente Resorts, você pode aproveitar seus dias se aventurando nas várias atividades de ecoturismo, brincando nas atrações emocionantes do Hot Park ou descansando nas revigorantes águas termais. Aqui, a maior estrela é a natureza – e você decide como quer mergulhar nela –.

E como não dá pra aproveitar tudo isso sem descansar e comer muito bem, aproveita pra dar uma olhada nos nossos restaurantes e hoteis. Assim você escolhe a melhor opção para o seu gosto.

Escolha seu pacote promocional e vem se apaixonar pelo ecoturismo na experiência Rio Quente!

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos