Começou a Black Friday com descontos para 2025. Mas só para quem se inscrever aqui! 👆

Procurando dicas de lugares para viajar em junho? Então você chegou ao post certo!

Para muitos brasileiros, o sexto mês do ano traz várias oportunidades de passeio fantásticas. Quem consegue alguns dias de folga nesse período – seja por tirar férias ou pelos feriados de São João que existem em alguns lugares do país – pode aproveitar a chegada do inverno em grande estilo explorando as maravilhas de Goiás. Hoje, você vai conhecer alguns destinos goianos que com certeza merecem a sua visita.

Adorado pelos fãs de ecoturismo, o território goiano está cheio de tesouros naturais que vão de rios e cachoeiras até grutas, planícies, vales e chapadões. Mas além das paisagens dignas de cinema, o estado também tem um repertório encantador de tradições, festas populares e manifestações artísticas que fazem dele um prato cheio para quem curte turismo cultural. Vem com a gente, que os pontos turísticos de Goiás que vamos te mostrar a seguir têm tudo para proporcionar as experiências mais inesquecíveis na sua viagem de junho.

Motivos para aproveitar as férias de Junho em Goiás

Estrada que liga Goiânia ao interior de Goiás

Há quem diga que o meio do ano é o melhor período para visitar as cidades de Goiás.

Isso porque a transição entre o outono e o inverno traz dias de clima ameno no Cerrado goiano, ideais para quem prefere fugir do calor. Nessa época, os termômetros nos principais destinos do estado costumam marcar entre 15ºC e 24ºC, o que deixa atividades como caminhadas, trilhas e práticas esportivas ainda mais agradáveis. A ausência de chuvas também garante mais segurança para os passeios em meio à natureza. Além disso, o tempo fresquinho faz com que muitas pessoas busquem o calor natural das águas termais em lugares como Rio Quente e Caldas Novas.

Além disso, o mês de junho espalha a animação das festas juninas por várias partes do Brasil. No interior de Goiás, as celebrações tradicionais desse período incluem eventos maravilhosos que são verdadeiras explosões de cultura e oportunidades de conferir de perto manifestações como a catira e a moda de viola. Resumindo: Goiás tem, sem dúvidas, alguns dos melhores lugares para viajar em junho!

Os melhores lugares para viajar em Junho esperam por você:

Mas, afinal, por onde começar a explorar os encantos do território goiano?

Não precisa mais ficar na dúvida. A gente te ajuda! Abaixo, você vai encontrar uma lista incrível dos melhores destinos de Goiás para conhecer no meio do ano. Nas cidades que vamos te apresentar a seguir, você com certeza vai encontrar muitas belezas naturais espetaculares, monumentos históricos impressionantes e uma bagagem cultural de peso.

Cidade de Goiás

Rua colonial com casas e uma igreja na Cidade de Goiás

Fundada em 1727, a antiga capital do estado de Goiás está cheia de relíquias fascinantes.

Não é à toa que o Centro Histórico da Cidade de Goiás é tombado pelo IPHAN como patrimônio: as lindas construções seculares são testemunhas materiais da colonização do Centro-Oeste brasileiro. Distribuído pelos morros que rodeiam as margens do Rio Vermelho, o antigo casario faz parte de uma paisagem arrebatadora que pode ser desbravada em uma agradável caminhada. Durante a sua tour, passe no Largo da Matriz e faça uma parada na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Visite também o museu que fica no Palácio Conde dos Arcos, antigo Palácio dos Governadores.

Se você gosta de literatura, pode incluir o Museu Casa de Cora Coralina no seu roteiro. O rico acervo desse memorial conserva os detalhes mais encantadores da vida e da obra de Cora Coralina, poetisa que entrou para a lista dos maiores clássicos brasileiros. Para quem curte contato com a natureza, vale muito a pena visitar a Cachoeira Serra das Orquídeas e a Cachoeira das Andorinhas, que estão entre as mais belas cachoeiras do estado. A Cidade de Goiás fica a apenas 140 quilômetros da nova capital estadual, Goiânia.

Jaraguá

O charmoso município de Jaraguá costumava fazer parte da conhecidíssima Pirenópolis.

Emancipada em 1833, ela é um verdadeiro oásis de natureza exuberante. Menos visitada pelos turistas do que sua vizinha famosa, Jaraguá é uma ótima pedida para quem deseja aproveitar junho com vários momentos de descanso e tranquilidade absoluta. Entre as várias opções de trilhas ecológicas existentes nos arredores da cidade, você vai encontrar caminhos que levam até as águas refrescantes da Cachoeira do Rio das Almas. Outro tesouro natural muito adorado na região é o Morro do Cabeludo. Para os aventureiros de plantão, não faltam oportunidades de praticar atividades radicais como rapel, parapente e escalada.

Situada a 120 quilômetros de Goiânia, Jaraguá também proporciona uma imersão histórica sensacional. Caminhar pelo Centro é como voltar no tempo: muitas das construções, como o Casarão do Padre Silvestre, ainda conservam a beleza da época em que foram erguidas. Vale muito a pena visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e o Clube das Cavalhadas. Para aprender mais sobre a trajetória de formação da cidade, confira o acervo do Museu Histórico de Jaraguá.

Caldas Novas

homem mergulhando em meio aos peixes, em Caldas Novas

Não tem como falar de lugares para viajar em junho sem mencionar Caldas Novas.

Afinal, quem não gostaria de aproveitar o friozinho gostoso desse período mergulhando em piscinas naturais morninhas e aconchegantes? Em Caldas Novas, as águas já brotam do solo em temperaturas que podem chegar aos 38ºC. Essa é a magia das fontes termais, responsáveis por motivar boa parte do movimento turístico da cidade. O melhor jeito de aproveitar esse presente da natureza é visitando o Complexo Turístico do Rio Quente, que fica a menos de 30 quilômetros de Caldas Novas.

O grande espaço do Rio Quente oferece várias opções para quem deseja curtir as águas terapêuticas das fontes termais: no Parque das Fontes, por exemplo, você vai encontrar piscinas, ofurôs, duchas e um bar molhado que serve petiscos e drinks. Quem gosta de atividades mais agitadas ou pretende viajar com crianças pode conhecer as atrações radicais do Hot Park. Considerado um dos melhores parques de diversões do Brasil, ele usa as águas quentes em tobogãs gigantes, escorregadores, playgrounds aquáticos e vários outros brinquedos que garantem diversão para todas as idades.

Durante sua visita a Caldas Novas, não deixe de visitar também o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a Cachoeira da Cascatinha e o Lago Corumbá. Se quiser incluir um passeio diferente no itinerário, dê um pulinho no Museu de Cera de Caldas Novas.

Cristalina

O nome de Cristalina já revela uma parte de seu encanto.

Apelidado carinhosamente como “cidade dos cristais”, o destino é conhecido pela riqueza de seus recursos minerais e tem uma das maiores reservas de quartzo hialino do mundo. Queridinha entre os fãs de turismo esotérico, Cristalina tem uma atmosfera mágica capaz de encantar até mesmo quem não acredita no poder místico dos cristais. No imenso número de lojas especializadas nas lindas pedras naturais, você vai encontrar acessórios, peças de decoração, artefatos domésticos e muitos outros itens artesanais apaixonantes. A vontade é de sair comprando tudo!

Depois de garantir os mimos de viagem, separe um tempo para conhecer a Pedra Chapéu do Sol, um monumento natural que tem esse nome por causa de seu formato peculiar. Ele está em uma área de preservação chamada de Parque das Pedras, que tem vários outros atrativos bem legais. Confira também as incríveis paisagens do Cerrado protegidas pela Reserva Particular Linda Serra do Topázios, que também abriga o observatório astronômico da UnB (Universidade de Brasília) – Cristalina tem um céu limpo ideal para observações espaciais –. Feche o passeio com um mergulho revigorante no Balneário das Lages. A Cidade dos Cristais é separada de Goiânia por 280 quilômetros.

Itumbiara

Rio que contorna a cidade de Itumbiara. A cidade e o rio são vistos de cima

A cidade de Itumbiara é dona do importante título de “porta de entrada de Goiás”.

Situada no extremo sul do estado, ela está bem na divisa com Minas Gerais, a 209 quilômetros de Goiânia. Essa localização privilegiada fez com que Itumbiara se desenvolvesse como um verdadeiro caldeirão cultural, reunindo as influências de várias regiões do interior goiano, mineiro e paulista. Para conhecer um pouco mais sobre esse repertório e sobre a história da cidade, visite o Museu Major Militão Pereira de Almeida, conhecido como Palácio da Cultura. Passe também na Ponte Affonso Penna, um dos mais antigos cartões-postais do município.

Cortada pelas águas cristalinas do Rio Parnaíba e do Rio Corumbá, Itumbiara é um paraíso para quem curte atividades aquáticas. Com uma imensa represa sempre cheia de tucunarés, a cidade é perfeita para boas sessões de pesca esportiva. Se você não for muito fã de pescaria, aposte no passeio de barco para conhecer as misteriosas florestas inundadas que fazem parte do imenso Rio Parnaíba. À noite, pode sair para conhecer o movimento da Avenida Beira-Rio: sempre animada, essa via abriga uma grande variedade de bares, restaurantes e pubs que garantem rolês noturnos excelentes.

Caldas Novas

Não tem como falar de lugares para viajar em junho sem mencionar Caldas Novas.

Afinal, quem não gostaria de aproveitar o friozinho gostoso desse período mergulhando em piscinas naturais morninhas e aconchegantes? Em Caldas Novas, as águas já brotam do solo em temperaturas que podem chegar aos 38ºC. Essa é a magia das fontes termais, responsáveis por motivar boa parte do movimento turístico da cidade. O melhor jeito de aproveitar esse presente da natureza é visitando o Complexo Turístico do Rio Quente, que fica a menos de 30 quilômetros de Caldas Novas.

O grande espaço do Rio Quente oferece várias opções para quem deseja curtir as águas terapêuticas das fontes termais: no Parque das Fontes, por exemplo, você vai encontrar piscinas, ofurôs, duchas e um bar molhado que serve petiscos e drinks. Quem gosta de atividades mais agitadas ou pretende viajar com crianças pode conhecer as atrações radicais do Hot Park. Considerado um dos melhores parques de diversões do Brasil, ele usa as águas quentes em tobogãs gigantes, escorregadores, playgrounds aquáticos e vários outros brinquedos que garantem diversão para todas as idades.

Durante sua visita a Caldas Novas, não deixe de visitar também o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, a Cachoeira da Cascatinha e o Lago Corumbá. Se quiser incluir um passeio diferente no itinerário, dê um pulinho no Museu de Cera de Caldas Novas.

Viva as melhores férias em Goiás, com destinos incríveis para visitar enquanto se hospeda no Rio Quente!

Duas pessoas caminhando na Praia do Cerrado, dentro do Rio Quente Resorts

E aí, gostou de ver como Goiás está cheio de opções fantásticas para quem busca lugares para viajar em junho?

Depois dessa lista de dicas especiais, você com certeza já tem tudo para planejar as férias de inverno perfeitas. Seja mergulhando nos rios de Itumbiara, desbravando as relíquias históricas da Cidade de Goiás ou renovando as energias com os minerais mágicos de Cristalina, a gente garante que você vai aproveitar o sexto mês do ano de uma forma inesquecível.

Aliás, que tal deixar sua viagem ainda mais especial com uma experiência de hospedagem fora do comum? No Rio Quente Resorts, além de aproveitar as águas revigorantes do Parque das Fontes e do Hot Park, você ainda pode acordar todos os dias em meio à natureza fenomenal do Cerrado. E olha que a gente ainda nem falou da melhor parte: junho é a época do Arraiô, a festa de São João do Rio Quente! Prepare-se para conhecer uma vila junina apaixonante e aproveitar o mês mais charmoso do ano com direito a espetáculos temáticos, shows de música sertaneja, quadrilha aquática, gincanas, contação de histórias e várias outras atrações.

O Arraiô é a sua chance de curtir uma quermesse com diversão para a família inteira, apresentações de danças típicas de Goiás, música ao vivo e comidinhas deliciosas. Confira nossas promoções especiais e vem conhecer o melhor baile junino do Brasil! O Rio Quente Resorts já está de braços abertos para te receber.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou telefone a qualquer hora!

Central de reservas

Capitais

4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Demais localidades

DDD + 4000-1449
(Para mais informações de Rio Quente e Costa do Sauipe, tecle 1 e para Hot Park, a opção 2)

Eventos