Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
Quase na divisa com Minas Gerais, na região Sul de Goiânia e pertinho de Caldas Novas, Marzagão é uma pequena cidade com uma característica marcante: ela faz os viajantes se sentirem em casa.
Ela é super tranquila, e conta com apenas um pouco mais de 2 mil habitantes. Mas, garantimos que vale a pena dar um pause para dar uma volta pelas ruas calmas da cidade.
Ah, e não se assuste com a receptividade dos comércios, os moradores locais são realmente muito simpáticos e ficam super felizes em receber visitantes! E como quem acompanha a gente por aqui sabe que amamos levar você para conhecer destinos em Goiás que valem muito a pena conhecer, hoje é dia de te levar para um passeio por Marzagão!
Explore a história de Marzagão
Tem um motivo para a cidade ser tão pequena! Há não muito tempo, Marzagão fazia parte de Caldas Novas.
O povoado da então Boa Vista de Marzagão surgiu lá no começo do século XX, quando as terras pertenciam à fazenda de mesmo nome, localizada então no município de Caldas Novas.
Anos mais tarde, em 1916, o povoado já tinha se desenvolvido o suficiente para conquistar a categoria de distrito dentro da cidade. Depois de alterar o nome para apenas Marzagão, e se juntar à Água Limpa como um único município para se desvincular de Caldas Novas, em 2007, Marzagão passou a ser um município.
Você já conheceu algum município mais novo ou tão pequeno quanto Marzagão? Não perca a oportunidade! Inclusive, justamente por ficar tão pertinho, você pode montar seu roteiro para explorar a cidade e ainda curtir Caldas Novas e Rio Quente! Inclusive, sobre este último nós deixamos pra te contar um pouco mais pra frente.
Saiba tudo sobre o clima em Marzagão, GO
Assim como todo o estado de Goiás, Marzagão é um município quente, quase sempre contando com o sol brilhando no céu.
Por isso, não esqueça de andar com o seu protetor solar, tanto de rosto quanto de corpo - ninguém merece uma queimadura no meio das férias!
A temperatura média anual da região varia entre 24ºC a 33ºC. Ou seja, além do protetor, se prepare com roupas leves, boné, chapéu e uma garrafinha de água bem gelada, viu?
Conheça os sabores surpreendentes da gastronomia de Marzagão
Não é segredo que a culinária brasileira é repleta de pratos saborosos e de muita personalidade, não é mesmo? Aqui, não seria diferente! As comidas típicas de Goiás são de um sabor único, que mistura tradições histórico-culturais com a culinária atual…uma delícia!
Para começar, vale dar um destaque às frutas do cerrado, que fazem parte de inúmeras receitas, mas também tem o seu valor quando comidas puras. Um ótimo exemplo são os pratos com Pequi.
É arroz com pequi, galinhada com pequi, frango com pequi…já deu pra entender, né?
Mas experimente também receitas como o empadão goiano, pão de queijo, coxinha e lanches deliciosos - tudo com bastante recheio. Não tem como se arrepender! E você encontra nas padarias e restaurantes da pequena cidade.
Cidade pequena é sinônimo de gostinho de comida caseira, então você já pode imaginar o que te espera!
Os pontos turísticos de Marzagão esperam por você
Para completar o passeio em Marzagão, você não pode não deixar de conhecer os points da cidade.
Afinal, não é porque a cidade é pequena que ela não tem nada a oferecer. Sempre há o que aprender, onde comer e onde se divertir!
Serra do Marzagão
A aproximadamente 5 km do centro da cidade, a Serra do Marzagão é um passeio maneiro para começar!
Se você é aventureiro ou aventureira, uma opção do que fazer lá é a trilha circular na serra. Vale ressaltar que ela é recomendada apenas para quem já é experiente, porque a distância total é de pouco mais de 49 km e, por ser na serra, o caminho é cheio de elevações e declínios sinuosos. Mesmo assim, caso prefira pegar mais leve, nada te impede de percorrer um trecho menor e depois retornar.
Agora, se você não tem esse pique, mas ainda assim quer curtir uma bela paisagem natural e o ecoturismo local, fique à vontade para se acomodar aos pés de uma árvore e aproveitar o dia - perfeito para um piquenique!
Praça Central
A Praça Central, mesmo que você não planeje passar por ela, com certeza irá cruzar o seu caminho em algum momento.
É o lugar onde os moradores se juntam para colocar a conversa em dia, curtir momentos tranquilos e observar o tranquilo movimento da cidade.
O legal é que a praça é rodeada pelas casas de antigos moradores, quando ainda eram construídas sem muros ao redor.
Ah, e é também onde acontecem eventos culturais e festas sazonais. Inclua em seu roteiro para algumas horas de descanso e, quem sabe, bater um papo com o pessoal que mora por ali.
Cerradão Artesanato
Que tal comprar um objeto único, que não pode ser encontrado em outro lugar? Essa é a beleza do Cerradão Artesanato! Sem contar que você incentiva os artesãos e artesãs locais, o que é outra coisa super legal de quando se decide conhecer uma cidade nova.
Por mais que sejam peças de uma mesma coleção, cada unidade nunca será exatamente igual à outra.
Você vai encontrar uma grande variedade de produtos feitos à mão, como bordados, esculturas e cerâmicas, tudo feito com muita originalidade e criatividade. Isso sem falar dos doces e temperos locais.
Não deixe de levar uma lembrancinha para casa, viu? O local fica na Rua 2 quadra 1 lote 1 s/n, no centro.
Ginásio Municipal
O Ginásio Municipal Joaquim Gonzaga de Menezes é um lugar onde você pode praticar esportes, participar de eventos ou acompanhar a campeonatos esportivos amadores.
Localizado na Rua Dois, o local conta com uma quadra aberta com gramado ao lado, e abriga uma quadra poliesportiva coberta para dias de sol muito forte, ou de chuva, é claro.
Como é um lugar público, não é preciso agendar para utilizar, mas é bom chegar cedo se quiser jogar uma partida em uma das quadras!
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Sabe a Praça Central, que recomendamos para você conhecer agora a pouco?
A Igreja Matriz fica lá, então dá para aproveitar o passeio pela praça para conhecê-la também!
A construção do local aconteceu no século XIX, e até hoje preserva a arquitetura colonial com cada detalhe ornamental. Por dentro, é igualmente impressionante, além de abrigar relíquias religiosas que contam a história da devoção dos moradores locais.
Confira o melhor roteiro para ir de Marzagão ao Rio Quente Resorts
Lembra que falamos do Rio Quente lá no começo? Então, já que você vai estar em Marzagão, vale a pena ir até o Rio Quente para conhecer o município e, com certeza, aproveitar as relaxantes piscinas de águas termais no resort. O que acha?
O trajeto de um município para o outro é de aproximadamente 41 km, o que leva cerca de 40 minutos de carro ou ônibus de viagem pela GO-443, basta pegar a saída à esquerda na rotatória da GO-309.
Mas, se você estiver com tempo e vontade de explorar mais as paisagens goianas, você pode continuar na GO-309, que se torna a GO-139 e passa por Caldas Novas antes de dar a volta e chegar em Rio Quente.
O importante é chegar no Rio Quente Resorts e relaxar nas piscinas, curtir a Praia do Cerrado, se divertir nas atrações radicais do Hot Park e comer várias comidas típicas nos restaurantes do resort. Não tem como se arrepender do passeio, ainda mais que fica tão pertinho.
Curta experiências novas e explore as maravilhas de Marzagão com a tranquilidade da sua estadia no Rio Quente!
Seja você o tipo de viajante que só coloca o pé na estrada com tudo planejado, ou o viajante que se deixa levar pelo inesperado, conhecer cidades pequenas é sempre uma delícia!
Mais legal ainda é quando você pode conhecer mais uma cidade na mesma viagem. Afinal, já que você está na região, o que custa alongar o passeio, não é mesmo?
Por isso, não esquece de se programar direitinho e vir passar uns dias aqui com a gente. Sair da rotina no coração do cerrado goiano será uma experiência inesquecível, e pode deixar o resto com a gente.
Estamos te esperando!