Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
Tem coisa melhor do que uma boa caminhada em meio a natureza? Às vezes, é tudo o que você precisa para recarregar as energias! E para os apaixonados e apaixonadas por aventura e natureza de plantão, a gente pode dizer sem medo de errar: Goiás é um destino inesquecível para o trekking.
Mas afinal de contas, quantas vezes você se jogou em uma viagem de aventura e voltou renovado para casa? Mesmo que essa seja a sua primeira vez, não se preocupe. Esse guia vai te ajudar a entender melhor como funciona o trekking, e ainda te mostrar destinos incríveis de Goiás para curtir uma trilha na próxima viagem.
Inclusive, a Serra Dourada é um dos destinos mais procurados para a prática de esportes do Brasil, desde os mais radicais até os tranquilos como o Trekking.
E aí, vamos lá?
Mas afinal, o que é Trekking?
Sabia que você já pode ter praticado Trekking sem nem saber que a atividade tem esse nome? Pois é!
O Trekking, nada mais é do que o ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. Pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, basta escolher a trilha com o nível de dificuldade certo pra você.
Caso esteja se perguntando, Trekking é uma palavra de origem africana, que significa “seguir a pé um caminho ou percurso”. Ao longo da história, o termo surgiu no dia a dia quando se referiam a longas caminhadas que iriam exigir resistência física para ir de um lugar para outro - quando caminhar era a única forma de locomoção.
Há diferentes tipos de Trekking, sendo eles:
Trekking de um dia: caminhadas de mais ou menos 10 km
Trekking de Longa Distância: caminhadas que podem levar mais de 2 dias para serem completadas.
Trekking de Regularidade: competição de Trekking entre grupos de 3 a 6 pessoas, com percurso e duração a depender da organização responsável.
Trekking de Velocidade: competição individual ou em grupo medindo a menor velocidade para concluir a caminhada.
Os principais equipamentos de Trekking são as botas, é claro, tão importantes quanto uma mochila bem equipada, cantil ou garrafa de água, bússola/gps, bastões de caminhada e roupas leves. Alguns itens podem depender da dificuldade do trajeto.
Confira algumas das melhores trilhas para a prática em Goiás:
Está a fim de praticar Trekking em Goiás? Então vem com a gente que separamos as melhores trilhas por lá!
Ah, e confira o que levar em uma trilha para se preparar melhor.
Chapada dos Veadeiros
Ocupando uma área de mais de 240 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o point de quem adora explorar a natureza e praticar o ecoturismo em Goiás.
Entre trilhas, cachoeiras e muita beleza natural do cerrado, você vai se encantar pelo lugar.
Como as opções são várias, separamos algumas trilhas perfeitas para o trekking. Confira! E caso você queira conhecer um pouco mais sobre esse que é um dos cartões postais mais sensacionais do Brasil, a gente preparou um conteúdo exclusivo sobre a Chapada dos Veadeiros.
Travessia das Sete Quedas
Para começar, a Travessia das Sete Quedas é uma das mais conhecidas entre os aventureiros. Ela conta com 23 km de extensão, e pode ser feita em até dois dias - apenas permitida quando baixa o nível do Rio Preto.
O legal é que a caminhada passa por diferentes aspectos do Cerrado, como os campos rupestres e veredas. Acompanhando o Rio Preto, a trilha carrega grande parte da história do garimpo.
Calce as suas botas mais confortáveis, prepare a barraca e se prepare para uma experiência inesquecível!
Vôo do Gavião
Essa aqui é uma experiência que vai marcar a sua vida, com certeza!
Como você já pode imaginar pela nomeação, o Vôo do Gavião não é uma trilha que você irá caminhar, mas sim uma tirolesa. Trata-se de 850 metros a 100 metros de altura entre a Serra Almécegas e o morro do Mirante da Fazenda São Bento.
Ah, é claro, tudo isso com a Chapada dos Veadeiros inteira logo abaixo dos seus pés. Aguente firme e aproveite o friozinho na barriga!
Trilha Mirante da Janela
Para finalizar as atrações que separamos da Chapada dos Veadeiros, você vai adorar a Trilha Mirante da Janela.
Trata-se de uma caminhada de 8 km de extensão, que começa em São Jorge e tem uma vista privilegiada e panorâmica dos saltos 1 e 2 do Rio Preto.
Para essa aqui, você precisa agendar o trekking com guias do parque, então garanta o seu dia e horário antes de chegar lá!
Terra Ronca
Abrigando quase 300 cavernas, a Terra Ronca é uma região de mais de 600 milhões de anos, e é uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina!
Para você ter uma ideia, na lista das 30 maiores cavernas do Brasil, o Parque Estadual de Terra Ronca abriga 7, e claro, não é à toa! As extensões das cavernas passam de 14 km.
A atração mais famosa, e que você não pode deixar de conhecer, é a própria Terra Ronca. A entrada dela é uma boca de 96 metros de altura e 120 metros de largura - uma das maiores do país.
Você com certeza vai se encantar pelos salões de estalactites, estalagmites e nas partes onde a caverna é atravessada pelo Rio Lapa. É impressionante!
Parque Nacional das Emas em Mineiros, GO
A área do Parque Nacional das Emas conta com diferentes espécies de cerrado, justamente por ocupar 132 mil hectares no sudoeste de Goiás, entre os municípios goianos de Mineiros e Chapadão do Céu, e parte em Costa Rica, no Mato Grosso do Sul.
Por lá, o passeio pode ser caminhar para praticar trekking, ou de carro. A atividade mais famosa por lá é a observação de animais - são mais de 600 espécies de aves e animais como quem dá nome ao local, além de raposas, lobo-guará e veado-campeiro.
As trilhas podem ser feitas também de bicicleta, basta alugar a sua e se aventurar pelo parque!
Vale Encantado em Pinga Fogo
Lá no extremo sudoeste de Goiás, o Vale Encantado vai ganhar o seu coração.
Você vai encontrar mirantes naturais com vistas impressionantes para vales e chapadas, morros e a vasta vegetação local. O trekking por entre os diferentes tipos de cerrado podem te levar a poços refrescantes como as Piscinas Encantadas.
Pode acreditar, assim que você coloca o pé na primeira piscina natural, entende porque o Vale leva o nome de Encantado!
Serra Dourada em Mossâmedes
Agora sim! É hora de falar sobre um dos temas centrais deste nosso artigo!
A Serra Dourada, localizada em Mossâmedes, é uma região pra lá de impressionante e cheia de belezas naturais, abrigada no Parque Estadual da Serra Dourada, a pouco mais de 40 km de Goiás. Este parque é uma área de conservação que protege aproximadamente 30.000 hectares, incluindo uma rica biodiversidade, com diversas espécies de flora e fauna, além de grutas, mirantes naturais e nascentes de águas cristalinas.
Para os aventureiros e aventureiras de plantão, a Serra Dourada oferece trilhas desafiadoras que prometem vistas espetaculares e contato íntimo com a natureza. Uma das trilhas mais conhecidas inicia com uma subida bastante íngreme e percorre cerca de 3 km até chegar a uma guarita. Há mirantes ao longo do caminho, de onde se pode apreciar a vasta extensão do cerrado e as formações rochosas típicas da região.
É recomendável o uso de um carro com tração 4x4 para chegar até o início das trilhas, pois o terreno pode ser desafiador.
Além das trilhas, você pode explorar as grutas e aproveitar os mirantes para observar a paisagem. A área também é popular para observação de pássaros e outras formas de vida selvagem, tornando-a um destino ideal para entusiastas de ecoturismo e fotografia de natureza.
Explore as belezas naturais de cada uma dessas trilhas e não se esqueça de contar com o Rio Quente para relaxar!
Depois de tanto praticar trekking e bater perna por aí, você vai querer um descanso daqueles, né? Uma ótima opção para relaxar bastante e recuperar as energias é o Rio Quente Resorts, um super complexo de hoteis no coração do cerrado goiano, onde as fontes termais aquecem as águas cristalinas das piscinas do complexo.
Aqui, além da tranquilidade das piscinas de águas naturalmente quentes, se ainda estiver com o espírito aventureiro, também pode se divertir muito no Hot Park, simplesmente um dos melhores parques de diversão do mundo!
E aí, gostou da ideia? Faça a sua reserva que estamos esperando por você!