Autor Rio Quente
Equipe Rio Quente
Com chapadas e chapadões fascinantes, cachoeiras lindíssimas, rios de águas cristalinas, árvores baixas com folhas sempre verdinhas, diversas espécies de animais, cidades históricas e monumentos espetaculares, o Cerrado brasileiro é uma região absolutamente completa.
Não é à toa que o Cerrado é cada vez mais o destino de viajantes que desejam atividades de ecoturismo ou fazer passeios históricos. Afinal, o turismo no Cerrado segue a lógica da região: rico e diversificado.
Grande parte da Região Centro-Oeste, uma parte do Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil estão na zona do Cerrado. Contudo, as características mais marcantes da região estão concentradas no Centro-Oeste e Norte, sobretudo no Tocantins.
Quer saber tudo sobre o Cerrado brasileiro e as melhores opções turísticas da região? Então, já deixa a mala preparada e vem com gente descobrir todas as belezas e maravilhas que você encontrará ao fazer turismo no Cerrado.
O que é o Cerrado?
O Cerrado é um bioma brasileiro. Isso significa que as cidades e estados que pertencem à região possuem clima, vegetação, solo e altitude iguais ou bastante semelhantes.
O Bioma do Cerrado é o segundo maior ecossistema do Brasil, perdendo apenas para o amazônico. Entre suas características mais marcantes estão a vegetação baixa e rasteira, clima dividido entre períodos de seca e de chuva, presença de bacias hidrográficas e uma fauna rica e variada.
No Brasil, esse Bioma está presente em quase todo o estado de Goiás, Tocantins e Maranhão. Mas, também atinge parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, região central de São Paulo, região oeste da Bahia e do Piauí.
Qual é o clima no Cerrado?
O clima do Cerrado é o que podemos chamar de Tropical Sazonal, isso significa que tem um inverno seco e verão com chuvas. Dependendo da cidade, as temperaturas no inverno podem ficar abaixo dos 12 °C, mas no verão podem chegar aos 40 °C.
A média de temperatura anual da região fica na faixa dos 22 °C a 25 °C. Se você procura uma viagem com temperaturas mais amenas, é uma boa viajar durante o outono ou a primavera.
Quais são os animais típicos do Cerrado?
Apesar de apresentar uma fauna extremamente rica e variada, alguns animais acabaram se tornando a cara do Cerrado. Esse é o caso do lobo-Guará, do tamanduá-bandeira e da onça Pintada.
Mas, você também poderá encontrar a ariranha, a anta, a jaguatirica e o gato-maracajá. Infelizmente muitas dessas espécies correm risco de extinção devido à exploração irresponsável de recursos naturais da região.
Quais são os principais pontos turísticos?
Um bioma tão grande e rico, só poderia resultar em uma variedade incrível de pontos turísticos. O melhor de tudo é que o turismo no Cerrado é perfeito para qualquer tipo de viajante, seja você amante do ecoturismo ou não. Confira!
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros está localizada em Goiás e possui uma área de mais de 65 mil hectares. A área é repleta de trilhas, cachoeiras, quedas d’água, piscinas naturais, cânions e de animais típicos do Cerrado.
Se você quer conhecer grande parte das riquezas naturais fazendo turismo no Cerrado, com certeza, o Parque Nacional da Chapada precisa estar em seu roteiro. A entrada do parque fica no distrito de São Jorge, em Goiás.
Brasília
Já em Brasília o turismo está relacionado com os grandiosos monumentos projetados por arquitetos como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.
Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Lago do Paranoá, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana e o Memorial JK.
Parque Estadual do Jalapão
Visitar o Jalapão, em Tocantins, é uma experiência impressionante. Afinal, você encontrará rios e lagos com águas azuis, chapadões e serras, dunas alaranjadas e cachoeiras belíssimas.
Diamantina
A cidade de Diamantina é perfeita para quem deseja a união de construções históricas com a natureza. Afinal, a cidade mineira é emoldurada pela incrível Serra do Espinhaço. Além disso, você poderá visitar construções da era colonial e até visitar a Casa de Chica da Silva, na praça Lobo de Mesquita.
Bonito
Localizada no Mato Grosso do Sul, a cidade é uma das referências de ecoturismo no Brasil. Por lá, além de cachoeiras e grutas impressionantes, você encontra pontos perfeitos para praticar esportes radicais como rafting e rapel.
Se você planeja uma viagem para Mato Grosso do Sul, não pode deixar essa cidade fora do roteiro.
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas está localizado em meio a vegetação do Cerrado em Goiás. Além de encontrar cachoeiras, trilhas e diversas espécies de animais nativos, você poderá se deliciar em piscinas naturais de águas termais.
A região de Serra de Caldas Novas é onde está localizada a maior bacia hidrotermal do mundo. Ou seja, você também encontrará as famosas fontes de águas quentinhas e resort Rio Quente com sua Praia do Cerrado.
Faça turismo no Cerrado e relaxe no Rio Quente!
Com uma natureza tão rica e diversificada, fica difícil não querer fazer turismo no Cerrado brasileiro, não é mesmo? Afinal, há opção de passeios para todo os tipos de viajante.
Que tal conhecer esse Bioma perfeito a partir das águas naturalmente quentinhas no resort Rio Quente? Ele está localizado ao lado de Caldas Novas e possui acesso fácil para o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e para a Chapada dos Veadeiros.
Além disso, você poderá aproveitar toda a estrutura de um dos melhores resorts do Brasil para relaxar e se divertir. Confira já as opções de pacotes promocionais, faça sua reserva e conheça toda a riqueza do nosso Cerrado.